Por Luís Castro*
O primeiro planetário do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB-Ufam) em Coari deve chegar no primeiro semestre de 2026. O projeto, liderado pelo professor de física Tiago Gonçalves e pelo professor e coordenador do curso de matemática do ISB, Jefferson Ferreira, irá fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão na unidade.
A iniciativa surgiu da necessidade de uma melhor estrutura para a realização de atividades de ensino e extensão em astronomia realizadas nos cursos de Matemática e Física, explicou o prof. Jefferson Ferreira em entrevista ao Portal da Ciência.
Os impactos positivos da chegada da estrutura não se limitam apenas ao ISB, mas também para todo o município de Coari. O professor Tiago Gonçalves destaca que a estrutura será um grande aporte para a divulgação científica no município, além de contribuir para a curricularização da extensão. “Não somente a divulgação, mas também na formação cientifica dos nossos alunos. Todos esses impactos são muito gratificantes”, afirma o docente.

Da mesma forma, Jefferson Ferreira destaca que, além de reforçar as atividades do ISB, a iniciativa visa também despertar o interesse pelas ciências exatas em estudantes finalistas do ensino médio do município de Coari.
“O ISB como um todo tem uma vertente muito forte nas atividades de extensão, e o planetário será mais um reforço pra que possamos desenvolver ainda mais atividades. Nós recebemos frequentemente escolas aqui no Instituto e um dos objetivos do projeto é também despertar o interesse pelas ciências exatas nesses alunos”, afirma o professor.
A obra será realizada com recursos de emendas parlamentares e está na fase de licitação, com expectativa de entrega no fim deste ano e início de atividades no primeiro semestre do ano que vem.
Além disso, Jefferson Ferreira ressalta que o engajamento da comunidade acadêmica é essencial na realização de projetos como esse.
“Nós temos a necessidade da ampliação do Instituto, então sempre que temos a oportunidade de buscar recursos para a melhoria da unidade, estaremos engajados”, conclui.
*Repórter do Portal da Ciência (Sob a supervisão do prof. Me. Gabriel Ferreira)
Foto: Portal da Ciência