Escola de Manaus realiza a 13° Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente

Por Mayson Nogueira*

O Centro Integrado Municipal de Educação (CIME) Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, localizado na zona leste de Manaus, sediou a 13° Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente – etapa DDZ Leste.  As crianças das etapas de creche, pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental do CIME puderam desfrutar pela primeira vez, e de maneira didática e pedagógica, as experimentações de pesquisas científicas sobre os temas escolhidos para serem trabalhados.

O objetivo do evento foi disseminar o conhecimento científico da região amazônica, mas na perspectiva dos ‘pequenos pesquisadores’, que estão começando a jornada escolar, com apresentação de trabalhos a partir dos resultados de pesquisas como o primeiro contato com animais, plantas, lixo.

Para o coordenador da 13° Feira Municipal, Rosivaldo Moreira, a feira trouxe experiências aos alunos quanto professores da escola.

“Quando a escola faz esse movimento, os professores criam projetos para implementar junto com os alunos e ajudam na orientação deles em pesquisa e esse aluno está tendo talvez a primeira experiência com metodologia científica”, reforçou Rosivaldo.

Foram diversas salas disponibilizadas para as apresentações no CIME e cada uma com até quatro temáticas. Em uma dessas salas, havia apresentação sobre animais da região e estudos sobre eles, coordenado pelo biólogo e pesquisador do INPA, Francisco Xavier.

“Eventos como esse são extremamente importantes e as instituições de pesquisa se fazem necessário a presença nesses lugares. Porque aqui nós vamos reconhecer os futuros pesquisadores, que possuem um imenso potencial e que podem haver novidades aqui em um futuro brilhante para a ciência e biodiversidade amazônica”, afirmou Francisco Xavier.

Temas relacionados ao meio ambiente como a poluição dos oceanos foram discutidos e apresentados para a comunidade escolar. A professora Girleane Batista, coordenadora da sala sobre poluição marinha destaca a importância das crianças terem o primeiro contato com a conscientização ambiental.

“Os animais que mais sofrem com tudo isso, o lixo jogado no rio pode parar no oceano. E as nossas crianças precisam entender, porque quando elas crescerem já vão ter uma educação de reutilizar, de cuidado”, destacou a professora.

Além disso, houve também a presença de jurados em cada sala para avaliar as apresentações e pesquisas desenvolvidas.

“Para mim foi um processo muito gratificante participar desse evento, porque é muito perceptível quanto as crianças e professores estavam empenhados. É muito legal perceber o quanto essas crianças tão pequenas já conseguem desenvolver muito bem seus primeiros projetos”, disse Beatriz Ramos, uma das juradas da feira.

A gestora do CIME, Lucicleia Duarte, enfatizou a realização do evento como processo de informação dos discentes, além da contribuição para formação da comunidade.

“Então, assim, eu acho que esse evento não é só importante para a escola, é importante para a comunidade também. A gente aqui na escola desenvolve isso, para criar todo esse espaço e serem trabalhados. Percebemos que esse trabalho é demorado, mas que já é possível ver resultados, causando impactos na comunidade”, disse Lucicleia.

Ao final da feira de ciências, ocorreram premiações das melhores pesquisas e apresentações, valorizando o esforço coletivo dos alunos e professores.

“Então, a gente viu aqui muitas soluções concretas que podem ser repassadas, que podem ser concretizadas não só aqui pelos alunos nas suas comunidades, mas em toda a cidade de Manaus, todo Amazonas e quem sabe, o Brasil todo. A proposta da feira de ciências é fazer com que essa proposta, os resultados cheguem no maior número possível de pessoas, que é um dos objetivos da feira de ciências”, finalizou Rosivaldo Moreira, coordenador da 13° Feira Municipal.

Confira as fotos do evento:

*Repórter do Portal da Ciência sob a supervisão do prof. Me. Gabriel Ferreira

Fotos: Mayson Nogueira/ Portal da Ciência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *