Projeto do ISB/Ufam promove mudanças na vida de pessoas com obesidade em Coari

Por Luís Castro*

Uma iniciativa do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) tem promovido mudanças na vida de pessoas com sobrepeso e obesidade no município de Coari, localizado na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas.

Desde 2024, o projeto ACESO – Aconselhamento, Cuidado e Enfrentamento ao Sobrepeso e Obesidade, vem realizando ações multiprofissionais e interdisciplinares em prol da melhoria na qualidade de vida da população com excesso de peso.

A proposta, que nasceu como um projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), também conta com o apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e mobiliza mais de 40 alunos das áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia, cinco professores e uma Técnica Administrativa em Educação (TAE), conforme explica o prof. Dr. do curso de Fisioterapia e coordenador do projeto, Luan Simões.

Prof. Dr de Fisioterapia e coordenador do ACESO, Luan Simões. Foto: Nathalia Cesar

Ao Portal da Ciência, Luan Simões afirmou que ao longo de 12 semanas, quatro núcleos de trabalho realizam intervenções que visam não apenas a redução de peso, mas também a melhoria na qualidade de vida dos participantes do projeto.

“Nós temos o grupo que trabalha com educação em saúde, onde a intervenção é por meio de palestras, oficinas e atividades educativas, um grupo voltado somente para a parte de intervenção fisioterapêutica, através de exercícios físicos, trabalhando a parte de condicionamento físico, visando a perda de peso por meio da atividade aeróbica, temos um grupo que atua na área da nutrição, e o quarto grupo atua na área de fisioterapia e nutrição ao mesmo tempo”, detalhou Simões sobre os núcleos de trabalho do ACESO.

Grupo de educação em saúde do projeto ACESO. Foto: Nathalia Cesar

Os participantes do projeto também realizam atividades de educação socioambiental, com apoio do IFAM, além de contarem com uma equipe de apoio psicológico do ISB para aconselhamento.

Ao fim das 12 semanas, é feita uma reavaliação dos participantes a fim de identificar se os objetivos foram alcançados. “Nosso projeto trabalha com esse perfil, atuando em várias vertentes. Nós dividimos os grupos assim para podermos identificar qual das estratégias é mais efetiva”, explicou o coordenador do projeto.

Como participar

O projeto abriu inscrições para novos participantes para o segundo semestre de 2025, com início das atividades na segunda quinzena de agosto.

Para participar, é necessário ter entre 20 e 59 anos, ser residente de Coari, estar com sobrepeso ou obesidade, e ter disponibilidade às quartas-feiras à noite. Acesse o formulário de inscrição clicando aqui.

Em caso de dúvidas, o projeto disponibiliza dois canais de contato: o e-mail aceso.ufam@gmail.com  ou Whatsapp: (97) 98100-5233.

*Repórter do Portal da Ciência sob a supervisão do prof. Me. Gabriel Ferreira

Foto: Nathalia Cesar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *